quarta-feira, 13 de junho de 2012

Taiti: A Polinésia Francesa na Copa das Confederações

O Taiti é a maior ilha do arquipélago da Polinésia Francesa e está localizado no sul do Oceano Pacífico. Sua capital é Papeete e a ilha possui uma população estimada em torno de 180 mil habitantes, sendo o centro econômico, político e cultural da Polinésia Francesa. O território foi anexado pela França em 1880. 


Tem como língua oficial o francês e possui toda uma estrutura administrativa interna, com um presidente, um orçamento e leis próprias. A influência da França no arquipélago resume-se a subsídios na educação e na segurança. Em termos econômicos, o Taiti recebe milhares de turistas todos os anos para visitar suas belas praias e que acabam movimentando todo o comércio local. 


Em relação ao futebol, o Taiti ganhou destaque da mídia internacional apenas em 2012. Primeiro, o AS Tefana, clube taitiano da cidade de Faaa, chegou até as finais da OFC Champions League, competição que garante uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA, e acabou sendo derrotado pelo Auckand City da Nova Zelândia.



Mais recentemente, a seleção nacional do Taiti acabou conquistando pela primeira vez a OFC Nations Cup, torneio que garantiu os taitianos pela primeira vez na Copa das Confederações da FIFA. O título veio depois de uma vitória por 1 x 0 na final contra a Nova Caledônia. O grande destaque dessa seleção é o trio que vem da família Tehau, os irmãos Lorenzo, Jonathan e Alvin.


Com esse resultado inédito, a seleção taitiana será uma das oito participantes da Copa das Confederações de 2013, que será disputada no Brasil e servirá como um evento teste para a Copa do Mundo de 2014. Em relação as Eliminatórias para o Mundial do Brasil, o Taiti já está garantido no quadrangular final da OFC, que garantirá uma vaga na repescagem contra o quinto colocado da CONCACAF, junto de Nova Caledônia, Ilhas Salomão e Nova Zelândia. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...