A Primeira Divisão do Campeonato Mexicana, conhecida como Liga MX, estuda mudanças em seu modelo de negócios para aumentar a competição e garantir maior receita para todos os clubes.
Entre as ideias está a produção exclusiva de todos os uniformes da equipe por um mesmo fornecedor. A pandemia Covid-19 afetou drasticamente as finanças da equipe e o modelo centralizado de vendas de ativos.
Além dos uniformes de um só fornecedor, os direitos televisivos, as placas publicitárias e as ativações nas redes sociais também estão no pacote imaginado pela liga.
“Temos que provar que o mercado paga mais se for negociado pela liga. Se você é Pumas e ganha cinco pesos pela venda dos direitos sobre o seu uniforme, você não o liberará para mim se eu não garantir que você ganhará mais de cinco. "
Porém, o maior obstáculo é o fato de os grandes clubes aceitarem este acordo. Clubes como o América, Tigres, PUMAS, Monterrey e Chivas Guadalajara têm os contratos mais valiosos do país.
Atualmente, das 18 equipes da Liga MX, a mexicana Charly fabrica os uniformes para cinco equipes (Atlas, Pachuca, Querétaro, Santos Laguna e Tijuana). Outra marca nacional, a Pirma, abastece quatro clubes (Atlético San Luís, Club León, Mazatlán e Necaxa). A Nike e a Puma fornecem duas equipes, enquanto outros cinco fornecedores possui uma equipe cada.



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