Últimas Notícias

Livro conta a história das Copas do Mundo

O livro "Uma História das Copas do Mundo – Futebol e Sociedade", de autoria do historiador Airton de Farias, possui mais de mil páginas e foi editado em 2 volumes, abordando a contextualização política do mundo pré-Copa, de 1930, ano da primeira Copa, até os tempos modernos.

Lançado pela editora Armazém da Cultura, o extenso trabalho de resgate histórico relaciona o esporte mais popular do planeta na vida e na política com grandes fatos e processos históricos do final do século XIX, XX e início do XXI. Em nome da bola fez-se guerras, como entre Honduras e El Salvador, em 1969.

Em nome da bola, torcidas digladia-se-iam. Em nome da bola, a paz aconteceu. Com a bola, o neonazismo se expande na Europa, aproveitando-se da crise que o mundo capitalista vive desde 2007. Em nome da bola, povos se confraternizaram, a ponto de inimigos irreconciliáveis, a exemplo de Irã e Estados Unidos, darem-se as mãos dentro de campo e ficarem lado a lado, como se fossem velhos companheiros em divertido jogo de várzea no final da tarde.

Com a bola, um indiozinho argentino (Maradona) venceu um gigante inglês, vingando toda uma nação que perdera uma ilha numa guerra delirante estimulada por uma ditadura sanguinária. São relatos do autor Airton de Farias, fundamentados em pesquisa de dois anos e meio com inúmeras fontes e matérias que respaldam e conferem absoluta credibilidade ao livro.


O Brasil, que por séculos viu em sua composição mestiça um traço de inferioridade, verdadeiro “complexo de vira-latas”, teria no futebol a redenção. Cinco vezes dominou o mundo. Um negro (Pelé) e um índio (Garrincha) trariam a glória.

A bola foi ferramenta para questionar e dominar. Ditadores usaram-na, mas também governos democráticos.

Uma história das Copas do Mundo mostra a ascensão de povos e países no cenário internacional, como a realização na África do Sul, Brasil e Rússia, não por acaso, países do BRICS, nações de economia em ascensão.

Muito mais que uma história futebolística das Copas, Uma história das Copas do Mundo, com ilustrações de Daniel Brandão, é uma apaixonante história política e social desde os primórdios do esporte.

Como atesta Juca Kfouri, um dos mais respeitados nomes da imprensa esportiva nacional: “o que você tem nas mãos é uma obra portentosa. Nem mais nem menos.”



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.