Últimas Notícias

Islândia: O menor país a se classificar a uma Copa do Mundo

Localizada no Círculo Polar Ártico, no norte do Oceano Atlântico, a Islândia é um país insular que pertence à Europa. Com uma população inferior a 350 mil habitantes, foi descoberta pelos povos vikings, em sua maioria da Noruega, entre os anos 870 a 930.

Nesse período, o país tinha cerca de 30 mil habitantes. Além dos Vikings noruegueses, chegaram à ilha, nos primeiros momentos após seu descobrimento, dinamarqueses, suecos e nativos de diversas ilhas britânicas.


Em 930, formou-se o Parlamento no país, o mais antigo em funcionamento no mundo. Nesse período, a ilha serviu de "trampolim" para que exploradores pudessem expandir suas empreitadas. Assim foi, por exemplo, com Eric, o "Vermelho", que fez do país uma plataforma de ataque para que pudesse chegar à Groenlândia (que pertence à Dinamarca).

A ilha foi formada a partir de fortes atividades vulcânicas. Até hoje há vulcões no país, como o Eyjafjallajökull, que em 2010 entrou em erupção e produziu situação caótica no transporte aéreo de boa parte da Europa, devido às cinzas expelidas, que se espalharam massivamente.


Além disso, há várias geleiras (em razão da proximidade ao Polo Norte), piscinas geotérmicas, lagos e gêiseres no país, o que o torna um atrativo pelas paisagens que apresenta. Tudo isso ocorre também pelo motivo de o país ficar localizado exatamente na divisão entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. Inclusive é possível encontrar uma fenda subaquática no Parque Nacional Thingvellir.


Sua capital é Reykjavik, fundada em 874 e que possui mais de um terço da população do país. O nome da cidade significa "baía fumegante" e é a capital mais setentrional do mundo. Durante o inverno, os dias duram quatro horas e no verão as noites não existem.


Na parte esportiva, a Islândia não é um país com feitos muito impressionantes. Os esportes mais populares são o futebol, o handebol e o esqui. Em Olimpíadas de verão e inverno, não teve desempenhos muito bons, tendo conquistado apenas 4 medalhas em toda a história.

Nos últimos anos, o governo e a Federação Nacional de futebol passaram a cobrar transparência do clubes, o que atraiu o interesse de patrocinadores. Com isso, o nível dos atletas aumentou. Inclusive é possível encontrar vários islandeses na ligas europeias.


Esse investimento culminou em resultados surpreendentes da Seleção. Em 2016, a equipe fez campanha impressionante na Eurocopa, chegando às quartas de final, tendo eliminado a campeã mundial Inglaterra no caminho.

Mas o feito mais incrível da Seleção foi a classificação à Copa do Mundo de 2018. Disputando as Eliminatórias desde 1958, nunca havia obtido êxito antes. Seu grupo na fase qualificatória era composto por Croácia, Ucrânia, Turquia, Finlândia e Kosovo. A equipe fez campanha com 22 pontos, conseguindo 7 vitórias em 10 jogos. Com isso, foi campeã do grupo e se classificou diretamente.

A Islândia tornou-se o país com menor número de habitantes a conseguir vaga para disputar o Mundial (até então, o posto era ocupado por Trinidad e Tobago, que jogou a Copa de 2006 na Alemanha e tinha 1 milhão e 300 mil habitantes).



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.