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A origem das marcas esportivas - Adidas

Em 1920, Adolph Dassler que era filho de um sapateiro, iniciou um pequeno negócio na cidade alemã de Herzogenaurach, localizada ao norte de Nuremberg, para produzir calçados esportivos e malas militares e como forma de sustentar sua família.

A velha lavanderia de sua mãe foi rapidamente convertida em uma modesta oficina de 18 metros quadrados. Mas o jovem fanático por esportes precisaria ser muito criativo para trabalhar nos difíceis anos do pós-guerra, sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequados.

Inicialmente, o negócio era parecido com o de qualquer outro sapateiro, mas ele nunca desistiu de seu sonho e da paixão por desenvolver calçados esportivos duráveis para proteger os atletas de lesões. Todos os calçados eram de couro e feitos à mão.

Após um período difícil de inflação e desemprego, seu irmão Rudolf juntou-se ao negócio em 1924. Foi então que os irmãos fundaram no dia 1 de julho a "Gebrüder Dassler Schuhfabrik" (em alemão, Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler), inicialmente empregando apenas 12 trabalhadores. Rudolf era responsável principalmente por tarefas administrativas, enquanto Adolf concentrava-se no desenvolvimento e na produção.

Em pouco tempo, trabalhando dia e noite em sua oficina ampliada, os irmãos e seus funcionários conseguiam produzir 50 pares de calçados por dia. Em 1925, Dassler obteve suas primeiras patentes: uma para um calçado de corridas com cravos forjados a mão, e outra para uma chuteira de futebol com travas.

Tudo motivado pela ideia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o calçado adequado para o esporte que praticava, evitando assim lesões e melhorando o desempenho. O sucesso dos modelos serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu calçados esportivos específicos para outras modalidades.

Nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, atletas usando calçados Dassler conquistaram nada menos que 40 medalhas de ouro, incluindo quatro do lendário atleta americano negro Jesse Owens, confirmando assim a reputação dos calçados Dassler entre os esportistas mais famosos do mundo, despertando o interesse de treinadores de várias equipes nacionais.

Mas o ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, mandou confiscar a fábrica dos irmãos. Com o país em escombros após o conflito, os irmãos retomaram o controle de seus negócios.

Durante este período, eles encontraram enormes dificuldades para manter o negócio em funcionamento. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra lona de barracas, couro de luvas de baseball e borracha utilizadas pelos americanos para poder fabricar seus calçados.

Foi neste momento que os irmãos, devido a divergências, especialmente políticas, resolveram seguir caminhos distintos. Rudi fundou a Puma. Adi criou a Adidas , sendo o nome uma combinação de "Adi", apelido de Adolph, e "Das" iniciais de seu sobrenome Dassler.

A partir deste momento os irmãos e as famílias se tornariam, não somente rivais, mas também inimigas. Rudolf criou uma nova empresa, intitulada originalmente Ruda (iniciais de Rudolf Dassler), que mais tarde é rebatizada Puma.

O logotipo com as 3 listras foi usado pela primeira vez em 1949. Adi Dassler criou esse símbolo para aplicar nos calçados e causar imediato reconhecimento perante os consumidores. As 3 listras representam uma montanha. Apontando para cima, representam também o desafios e os objetivos à serem alcançados.

Já o popular logotipo com as três folhas, batizado oficialmente de "Trefoil" (três folhas em francês), nasceu em 1971 e foi adotado como logotipo corporativo em 1972, sendo o único a ser utilizado por um grande período de tempo. Ele é simétrico, e continuam representadas as 3 listras.

Em 1997, a Adidas decidiu voltar com o logotipo inicial das 3 listras, redesenhado por Peter Moore. Ficou então com os dois logotipos sendo usados de maneira integrada. O Trefoil é usado em produtos da Sport Originals Division, que contém os tênis mais clássicos, com as 3 listras ocupando as duas laterais inteiras.

Enquanto o logotipo das 3 listras (recriado em forma de barras nos anos 90) é utilizado em produtos da divisão esportiva (adidas Performance), materiais promocionais e materiais corporativos. Um terceiro logotipo é utilizado para os produtos da divisão fashion (Adidas Style). A empresa ainda utiliza um logotipo corporativo formado pelo nome Adidas e as três listras na horizontal.


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