Últimas Notícias

A voz do colecionador: Fernando Heide

A seção "Voz do Colecionador" exibe periodicamente entrevistas com diversos colecionadores, que contam um pouco sobre como iniciaram este hobby, as suas experiências e as raridades em possuem em seus acervos.

Qual seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração?
Meu nome é Fernando Heide, sou morador da Tijuca, no Rio de Janeiro. Sou flamenguista doente hahaha.


Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas e quando você começou a colecionar.
Sempre gostei de camisas de futebol desde as minhas primeiras recordações relativas ao futebol. Tenho uma memória afetiva com as camisas dos clubes daqui do Brasil do final dos anos 1980. Sempre recordo-me das camisas patrocinadas pela Coca-Cola no final dos anos 80, bem como aquela camisa de 1987 do Flamengo. Sem falar das camisas do início dos anos 90, os quais foram marcantes no desenvolvimento de novos templates e materiais mais modernos. Quem não se lembra daquelas camisas da Copa de 1994?



Você teve incentivo de alguém ou começou a colecionar por conta própria?
Comecei por conta própria em 2001, mas quando era pequeno minha mãe já costumava comprar todas as minhas roupas na loja do Flamengo lá na Gávea. Só usava camisas do Fla e do Zico.


Qual foi a sua primeira camisa de futebol?
Minha primeira camisa foi uma do Brasil de 1982. Tinha 1 ano, mas guardo comigo até hoje. Depois disso, só passei a comprar camisas do Brasil e do Flamengo, em função de serem produtos caros de serem obtidos. De qualquer forma, minha coleção “internacional” se expandiu fortemente a partir de 2008, quando comecei a trabalhar e ter maior disponibilidade financeira. No início chegava a gastar uns 20% do meu salário em camisas. Agora estou mais seletivo e mais cauteloso na compra das camisas.

Atualmente, quantas camisas você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção?
Tenho mais de 300 camisas e curto bastante camisas de seleções, pois gosto da camisas mais limpas, sem patrocínios. Só curto patrocínios que marcaram época nos clubes, como no caso da Petrobras no Flamengo, Sega no Arsenal, Sony na Juventus, Mars no Napoli, Pepsi no Boca, Teka no Real Madrid, Panasonic no Olympique.


Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção?
Gosto muito da camisa do Flamengo de 1987, mas reconheço que minha maior relíquia é a camisa da Alemanha da final da Copa de 1990.




Qual camisa foi a mais difícil de conseguir?
A camisa da Internazionale de Milão usada na Champions League de 2005, com listras horizontais. Demorei anos pra conseguir. Sempre que aparecia na CFS eu não tinha dinheiro na época e, quando resolvia comprar, a camisa havia se esgotado.



Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção?
Gosto muito da camisa do Arsenal de 2007/2008 com listras horizontais.



Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir?
Certamente a camisa da Holanda de 1988. Acho que quando conseguir comprar vou chorar e tudo. É disparada a camisa mais linda da História do futebol.


Qual seu conselho a quem esta começando agora?
Comece devagar, comprando sempre no fim das temporadas as camisas que estão saindo de linha ou no início da temporada subsequente as coleções da temporada anterior, cujos preços costumam ser mais baratos. Ah.. Na Black Friday é possível garimpar boas promoções nos sites nacionais como Adidas, Nike, Centauro, Netshoes. Compro muito quando viajo dos times e seleções locais. Normalmente sai bem mais em conta do que importar. Na Classic Football Shirts , procuro comprar as camisas sempre com etiquetas (with tags) ou no mínimo em excelente estado de conservação. Nunca compro uma camisa abaixo desse status de conservação.

Deixe seu comentário final a todos que estão lendo esta matéria?
Pessoal, atualmente com as possibilidades criadas pela internet, ficou muito mais fácil trocar ideias com outros colecionadores, bem como adquirir as camisas dos nossos sonhos. Quem quiser entrar em contato comigo, basta mandar e-mail para fernandoheide@gmail.com. Posso indicar bons sites sobres lançamentos de camisas futuras, bem como onde comprar de temporadas passadas.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:

  1. Amigo, sou colecionador de camisas do Sampaio Correa, Dar uma olhada na minha coleção no instagram.com/colecionadorslz

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.