Últimas Notícias

Copa América, Eurocopa e Olimpíadas turbinam mercado das marcas esportivas

Com a Copa América nos Estados Unidos, a Eurocopa na França e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o ano de 2016 "vai deixar as marcas esportivas na moda", afirmam os analistas do setor, tendo a Nike e  a Adidas dominando o mercado.

"Mesmo inconscientemente, você vai acabar usando mais roupas da Adidas, da Nike ou da Puma porque vai vê-las em grandes eventos esportivos", explicou Renaud Vaschalde, da consultoria NPD Group.

"Todo mundo vai falar sobre futebol durante um mês, então mais pessoas vão querer praticar o esporte e mais equipamentos serão vendidos, beneficiando todos os atores do mercado", analisa Richard Teyssier, diretor da Puma na França.


"Estamos fazendo todo o possível para captar o máximo de atenção durante o evento para tirar o máximo de vantagem desse efeito de massa", enfatiza.

Apenas na França, país sede da Eurocopa, o mercado do futebol (camisas, chuteiras, entre outros equipamentos) movimentou 480 milhões de euros em 2015. A consultoria NPD Group espera um crescimento de 1% apenas por conta da realização do evento.

Espera-se uma arrecadação de 100 milhões de euros com a venda de camisas durante a Euro, "quase o dobro das vendas de todo o ano de 2015", prevê Vaschalde.


Os gigantes Nike e Adidas continuam dividindo a maior parte do bolo, com vantagem para a marca americana, que ostenta um faturamento global de 27 bilhões de euros, contra 17 da principal concorrente e 3 bi da Puma. 

Levando em consideração apenas o futebol, porém, a Adidas lidera, com 37% do mercado em 2014, contra 29% da Nike e 7% da Puma, de acordo com a consultoria PR Marketing.

"Apesar da Nike estar à frente no que diz respeito às chuteiras, a Adidas é o líder global nos artigos de futebol graças às roupas e os demais equipamentos", relatou Peter Rohlmann, diretor da PR Marketing.

Patrocinadora oficial da UEFA, a marca alemã ganha uma exposição extra com a bola oficial da Eurocopa, além de fornecer os uniformes de nove das 24 seleções do torneio, como a atual campeã mundial Alemanha ou a bicampeã europeia Espanha. 

A Nike patrocina seis equipes da Euro, entre elas a anfitriã França, a Inglaterra e a seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo. Já a Puma veste cinco seleções, com destaque para a Itália.

Na Copa América do Centenário, disputada nos Estados Unidos, a Nike, que está em casa, fornece a bola da competição, além dos uniformes do Brasil, do atual campeão Chile e da seleção anfitriã.

A Adidas patrocina cinco seleções (Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela) e tem como principal embaixador Lionel Messi, cinco vezes melhor do mundo. A Puma, por sua vez, estampa os uniformes do Uruguai, recordista de títulos do torneio, com 15 conquistas.

Os dois maiores craques do futebol mundial, Messi e Cristiano Ronaldo, têm o mesmo patrocinador que suas seleções, mas o mesmo não acontece com seus clubes. O Barcelona usa uniforme da Nike e o Real Madrid da Adidas.

Para tentar encontrar espaço entre os dois gigantes, a Puma tenta se destacar "por meio do design e da inovação tecnológica". O carro-chefe é a chuteira Tricks, "a mais leve do mercado, com uma cor diferente para cada pé, rosa de um lado e amarelo do outro, explica Teyssier.

"A Puma sempre foi inovadora no design. Já tivemos o uniforme sem mangas de Camarões na Copa do Mundo de 2002. Isso faz parte do nosso DNA", ressalta.


Marcas pequenas como as italianas Errea e Macron tentam entrar no mercado, ao patrocinar Islândia e Albânia, respectivamente, enquanto a tradicional Umbro, da Inglaterra, patrocina o Peru.

Já a americana New Balance, que fornece os uniformes da Costa Rica e do Panamá, marcou um golaço no mês passado, ao emplacar os dois finalistas da Liga Europa, Sevilla e Liverpool ( veja matéria completa ).

Mesmo assim, os analistas não acreditam que a hegemonia dos gigantes seja ameaçada tão cedo. "O futebol é realmente um esporte que concentra as vendas em três marcas e o resto divide as migalhas", observa Vaschalde.

A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo todo e usando o cupom "SDC10", o leitor terá 10% de desconto em qualquer item.

https://goo.gl/GbDxHF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.