Últimas Notícias

A arte de desenhar camisas de futebol

Se alguém quiser saber como era a camisa do Real Zaragoza nos anos 50 e com qual uniforme a Alemanha jogou a Eurocopa de 1988 basta perguntar a Javi Guallar ou então visitar seu blog Camisetas Sport Club. Este espanhol começou a desenhar camisas de futebol em 1993 e após duas décadas possui mais de 10 mil modelos que foram reproduzidos.


"Quando tinha 14 anos, ganhei uma camisa do Real Zaragoza que gostei tanto e resolvi desenhá-la", conta o artista. O que poderia ser apenas uma paixão momentânea tornou-se parte de sua vida e atualmente continua reproduzindo uniformes futebolísticos.

"Peguei gosto e resolvi desenhar as camisas de outros clubes da Primeira Divisão. Como na época não havia internet, eu tinha que anotar tudo o que via na televisão ou nos meios de imprensa. Muitas vezes ia até as bancas de jornais para ver as revistas de futebol e para copiar os uniformes".


"Quando terminaram os da Primeira continuei fazendo os da Segunda Divisão, além de clubes de outros países e seleções nacionais. Em 2002, comecei a reproduzir camisetas antigas, exercendo assim também um lado de historiador e pintor. No princípio as camisas tinham gola com botões ou cordinhas e pouquíssimos detalhes. Mas o tempo foi passando e foram adaptando às necessidades dos jogadores e cada equipe foi buscando uma identidade própria através do desenho e das cores", explica o desenhista.

“Nos anos 60 as camisas já são mais esportivas e nos anos 70 apareceram as marcas. Nos anos 80 pouco a pouco começam a surgir desenhos mais elaborados, porém a melhor fase foi a década de 90, que é a minha favorita", exalta Guallar. "Acredito que neste novo século baixou um pouco o nível e atualmente temos regressado a modelos mais simples e minimalistas”.


Em setembro de 2013, após cerca de 5.500 desenhos e dezenas de cadernos, Javi Guallar decidiu criar seu blog. Foi quando tudo mudou. Não só porque deixou de desenhar com lápis e canetas e passou a criar no computador, mas pela diversidade de informação que encontrou na internet. "Desde que tornei público meu trabalho, recebi muitos contatos de pessoas elogiando, dando dicas ou pedindo para corrigir algum detalhe".

A internet facilitou seu trabalho, tanto para pesquisar as camisas antigas como para ter acesso aos modelos de clubes de outros países. Javi Guallar conta que já desenhou modelos de quase todos os clubes dos grandes campeonatos nacionais europeus e de outros torneios mais desconhecidos, como Albânia, Chipre, Lituânia, Georgia, Moldávia, Cazaquistão, Nova Zelândia e Japão.


O desenhista recompilou uniformes de várias equipes, como o Real Zaragoza, que é seu time de coração, além de camisas históricas usadas por craques como Cruyff, Di Stéfano, Pelé, Maradona, George Best e Luis Aragonés. A maioria dos visitantes de seu blog são espanhóis, porém também recebeu acessos de muitos americanos, latinos e outros países de Europa.

Dentre os cerca de 10 mil desenhos que possui, o artista escolheu o seu primeiro desenho como o seu favorito. "É a camisa do Real Zaragoza usada na temporada 1992/93, pois foi com ela que tudo começou", confessou.

"Gosto também de outras, como o uniforme reserva do Real Zaragoza na temporada 1996/97, além das camisas da Alemanha e Holanda que foram usadas na Eurocopa de 1988 e a dos Estados Unidos na Copa do Mundo em 1994. Outra de das minhas favoritas é a reserva do Celta de Vigo em 1924, porque em sua primeira partida jogou com as cores de seu grande rival, o Deportivo de La Coruña”.


Uma das reproduções mais recentes foi a camisa do Palencia, equipe que disputa o acesso no Campeonato Espanhol de futebol e que apresentou no uniforme o desenho dos músculos do corpo humano ( veja matéria completa ). "Também criei camisas exóticas, como aquela estilo ketchup do Athletic Bilbao que tanto causou polêmica ou o uniforme do Club Lugo que estampou uma cerveja ( veja matéria completa ).



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.