Últimas Notícias

Kosovo: Um futebol que surge nos Balcãs

O Kosovo é uma região situada na península dos Bálcãs no Sudeste da Europa. Durante as décadas de 80 e 90 os kosovares sofreram com a desintegração da antiga Iugoslávia e os sucessivos conflitos étnicos que marcaram a história do local. Após uma sangrenta guerra que manchou a região, Kosovo passou a ficar sobre a tutela das Nações Unidas, até declarar sua independência unilateralmente em 2008.

A República do Kosovo é o governo que representa o território e tenta o reconhecimento internacional como Estado soberano. Atualmente, mais de cem países membros da Organização das Nações Unidas reconhecem a independência do Kosovo, assim como 23 dos 28 participantes da União Europeia.


No início de 2014, os kosovares receberam um grande incentivo para a sua autodeterminação. O Comitê de Emergência da FIFA autorizou que as seleções membros da entidade possam fazer partidas amistosas com a seleção do Kosovo. Porém, os kosovares seguem impedidos de participar de torneios oficiais da FIFA e de disputarem qualquer tipo de partida com seleções que surgiram do desmembramento da antiga Iugoslávia.


A história do futebol da seleção nacional do Kosovo começa em 1993 e seu primeiro adversário é a vizinha Albânia. A estreia não foi feliz e os kosovares acabaram perdendo a partida por 3 x 1 para os albaneses. Porém, depois da derrota, vieram os primeiros sucessos para a região no esporte. Em 2002 o Kosovo venceu a própria Albânia por 1 x 0, em seguida venceu Mônaco por 7 x 1 em 2006 e a Arábia Saudita por 1 x 0 em 2007.


O primeiro e único torneio que Kosovo participou até agora foi de comemoração de 50 anos da criação da Federação de Futebol da República Turca do Chipre do Norte em 2005. Os kosovares terminaram na segunda colocação depois de perder pros anfitriões do Chipre do Norte por 1 x 0.



Na atual seleção de Kosovo, alguns nomes de destaque internacional poderiam integrar o elenco. São os casos de Granit Xhaka do Borussia Monchengladbach, Adnan Januzaj do Manchester United e Xherdan Shaquiri do Bayern de Munique. Além dos citados, existem vários outros casos de jogadores espalhados pela Europa e que possuem descendência kosovar. Resta saber o interesse dos atletas e a disposição para defender a nova seleção nacional.


Dentro de Kosovo, destaca-se o FC Prishtina, clube da capital kosovar e que é o atual bicampeão da Superliga do Kosovo. O FC Prishtina funcionaria como base da nova seleção kosovar e cederia alguns jogadores para a equipe nacional.

A permissão da FIFA para que seleções nacionais possam fazer amistosos com Kosovo abriu uma nova página na história do futebol kosovar. Agora, a Federação de Futebol local buscará a aceitação como membro da UEFA e da própria FIFA. A inclusão de Kosovo no mapa do futebol europeu promete agitar o futebol do continente e as tensas relações construídas nos Bálcãs.


A Seleção Kosovar de Futebol disputou seu primeiro amistoso oficial no dia 5 de março de 2014. O jogo foi contra a Seleção Haitiana de Futebol e terminou empatado sem gols.


Crédito: Matéria escrita por Rodrigo Leite no site O Futebolista


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.