Últimas Notícias

Montserrat: O outro lado de "A Outra Final"

Em 2002, no mesmo dia da final da Copa do Mundo disputada entre Brasil e Alemanha em Yokohama no Japão, as seleções do Butão e de Montserrat, que na época as duas ultimas seleções do ranking da FIFA, duelaram na capital butanesa (Thimpu) uma partida que foi denominada de "A Outra Final" (The Other Final).

Este jogo na realidade foi o capitulo final de um interessante documentário promovido pelo jornalista Johan Kramer, que tinha como objetivo contar um pouco da vida dos jogadores naqueles que seriam os dois países menos desenvolvidos no futebol. Por fim, o jogo entre as seleções foi uma maneira de realizar um "tira-teima" entre as ditas duas piores seleções do planeta.


Naquele fatídico dia 30 de junho, o Butão fez valer o fator casa e goleou a seleção do país caribenho por 4x0. Porém, conforme vimos anteriormente sobre o Butão, o pequeno país asiático segue até os dias de hoje como a pior colocada do ranking da FIFA. Montserrat por sua vez mesmo com a goleada sofrida naquele jogo, de certo modo evoluiu discretamente e hoje ocupa a 167ª posição do ranking, que consta com 209 seleções.


Montserrat nada mais é que uma ilha vulcânica pertencente ao Reino Unido no mar do caribe, com cerca de 6 mil habitantes. Sua capital era a cidade de Plymouth. Era, porque em 1995 toda a parte sul do território foi destruída por uma erupção do Monte Soufriere, o vulcão localizado bem no centro da ilha e que segue até os dias atuais em atividade. Brades, pequeno povoado ao norte com menos de mil habitantes teve que se tornar a capital às pressas, o que atrapalhou profundamente o desenvolvimento de todas as atividades locais.


Em meio a essa situação caótica, o futebol encontrou diversos problemas para se desenvolver. A destruição do estádio local e a preferência ao cricket são os principais fatores. No entanto, Montserrat nesses ultimos 10 anos não se enquadra mais no papel de "saco de pancadas" da Concacaf. Na ultima campanha, na primeira fase classificatória da Copa do Caribe, conseguiu um empate com Bonaire e venceu as Ilhas Virgens Americanas por 1x0, não se classificando para a próxima fase apenas pelo critério de gols marcados.


Em 2012 apesar de ter levado um 5x0 da seleção da Martinica, aplicou a maior goleada de sua história, 7x0 nas Ilhas Virgens Britânicas. Tal como em outras ilhas menores do Caribe, praticamente a totalidade dos jogadores de Montserrat são apenas jogadores amadores. Fugindo um pouco á regra, destaque para o atacante Dean Morgan que chegou a atuar pelo Reading da Inglaterra.


Quando descoberto, o lugar foi apelidado de "Ilha Esmeralda do Caribe" pelos colonizadores britânicos, em função da semelhança de Montserrat com a costa da Irlanda. Esse apelido possivelmente é a escolha pelo verde como cor principal da seleção.

A camisa da seleção de Montserrat para a partida do jogo de "A Outra Final" era inteiramente verde escura. Atualmente no entanto a camisa é listrada em verde e branco, padrão semelhante ao do Celtic da Escócia, que utiliza o verde e o branco em seu uniforme exatamente pelo mesmo motivo que a cultura irlandesa adota tais cores: são as cores que representam São Patrício, padroeiro da ilha da Irlanda.


O uniforme reserva da seleção de Montserrat é listrada horizontalmente em vermelho e preto.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.