Últimas Notícias

A tradição e a maldição por trás da camisa branca da seleção espanhola

Há menos de duas semanas antes do início da Copa do Mundo, quando foram decididos pela FIFA quais as combinações de uniformes que cada seleção utilizaria nas partidas da primeira fase da competição, a entidade máxima do futebol comunicou a Espanha e a Adidas sobre a necessidade de se confeccionar às pressas um terceiro uniforme para a Copa do Mundo.


O motivo pra essa decisão foi que de acordo com a entidade máxima do futebol, os uniformes de Espanha e Holanda teriam tonalidades muito parecidas, já que a Holanda foi escalada para utilizar seu uniforme reserva (azul escuro) nessa partida. Os uniformes espanhóis feitos para a competição são: vermelho para o titular e preto para o reserva, ambos sendo uniformes escuros na visão da FIFA.

A decisão parece absurda, mas a FIFA recentemente passou a orientar as seleções para utilizarem uniformes monocromáticos e de tonalidades que se contrastem, pois alega que em países menos desenvolvidos aparelhos de televisão à cores são raros e a maioria da população desses países seria prejudicada em caso de uniformes semelhantes. Isso explica a própria Espanha inteira de vermelho ao invés de utilizar os tradicionais calções azuis e meias pretas, ou a Alemanha inteira de branco em seu uniforme principal.

Sendo assim, em sua estreia na competição contra a Holanda, naquela que seria a re-edição da última final de copas do mundo, a Espanha foi fadada a utilizar um uniforme não apenas feito às pressas, mas um uniforme que realmente fazia questão de ter esquecido da memória: o branco.

A camisa branca foi o primeiro uniforme utilizado pela seleção espanhola em uma partida de futebol, foi em 1920 com a vitória diante da Dinamarca por 1x0.


Com o passar do tempo a camisa tornou-se a reserva e acabou por ser marcada e aposentada de Copas do Mundo devido aos fracassos acontecidos nos anos 90. A eliminação diante da Itália nas quartas-de-final em 1994 e a derrota para a Nigéria em 1998 foram um enorme vexame, sendo a seleção eliminada na primeira fase da competição

Camisa branca da Espanha na Copa de 1994
 
Camisa branca da Espanha na Copa de 1998

E o resultado que a volta da camisa branca em Copas do Mundo trouxe a Espanha não poderia ter sido mais catastrófico: a goleada estarrecedora por 5x1, sofrida de virada para a Holanda, na Arena Fonte Nova em Salvador, e que poderá novamente custar uma eliminação da Fúria na fase de grupos. Este também foi o pior resultado que um campeão mundial sofreu em uma estreia de mundiais.


Você acredita que algumas camisas de futebol podem mesmo ser amaldiçoadas? Conheça nossa série de matérias sobre o tema


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.