Últimas Notícias

A voz do colecionador: Fernando Silva

Hoje temos uma nova entrevista em nossa sessão "Voz do Colecionador" que exibirá periodicamente entrevistas com diversos colecionadores, que contarão um pouco sobre como iniciaram este hobby, as suas experiências e as raridades em possuem em seus acervos.

Qual seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração?
Fernando Silva, sou bibliotecário, moro em Brasília e torço para o América-MG, embora seja torcedor de muitos clubes alternativos de todo o mundo.


Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas e quando você começou a colecionar.
A Copa de 1994 marcou o início de minha obsessão pela Romênia, por causa daquele grande time comandado por Hagi, Raducioiu e cia. Tudo que eu queria, à época, era conseguir a camisa da seleção. Entretanto só comecei a comprar camisas de fato por volta do ano de 2000, em peregrinações incessantes com um amigo pelas ruas de Frutal-MG, minha cidade natal. Não se tratavam de itens originais e não havia pretensão (nem dinheiro) para tanto, então nos contentávamos com aquelas camisas com tecidos horríveis e escudos em silk screen. Era engraçado que, ao invés do logo das marcas, as grosseiras falsificações costumavam colocar o apelido do time imitando inclusive o layout original da marca. Assim, a camisa do São Caetano possuía um Azulão imitando o logo da Penalty, o logo da Nike virava um Mengo, e assim por diante. Pouco tempo depois, buscava promoções na Centauro, comprando as camisas mais baratas que encontrava. O preço foi meu primeiro foco de coleção e, sem que eu percebesse, havia me tornado colecionador de camisas de futebol.
 
Você teve incentivo de alguém ou começou a colecionar por conta própria?
Sempre tive o sangue colecionador. Já colecionei uma série de coisas e a partir da copa de 94, como eu já contei, começou esse interesse pelas camisas de futebol, embora só tenha iniciado uma coleção de fato anos mais tarde. Assim, acho que foi por vontade própria, embora o meu amigo e também colecionador Fábio Farias tenha sido um dos grandes incentivadores a iniciar a minha coleção.

Atualmente, quantas camisas você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção?
Tenho aproximadamente 340 camisas. Tenho alguns focos, mas os que posso destacar, aqueles que ocupam a maior parte do acervo, são: clubes do Leste Europeu, clubes de Brasília, camisas de clubes e seleções dos lugares que visito e seleções como um todo. Atualmente estou me concentrando quase que exclusivamente neste último, pois pretendo conseguir um dia uma camisa de todos os 209 países filiados à FIFA.


Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção?
São várias, mas não poderia destacar outra senão a emblemática camisa da Romênia de 1994, que tanto busquei ao longo dos anos. Não é a mais rara que tenho, mas é a que considero acima de todas as outras. Possuo o modelo away, aquela que a Romênia usou nas quartas-de-final, quando foi eliminada pela Suécia nos pênaltis.


Qual camisa foi a mais difícil de conseguir?
Não sei responder ao certo, já consegui camisas raras com jogadores, dirigentes e até diplomatas. Algumas camisas busquei por vários anos até encontrá-las, como a do Afeganistão, Samoa Americana, Butão, etc.


Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção?
Gosto muito da camisa da Rússia de 2010, talvez seja uma das mais bonitas de todos os tempos.


Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir?
Tem algumas seleções que ainda não possuo e gostaria muito de ter. Países como Turcomenistão, Líbia e Mongólia. Como eu também tenho um pequeno acervo da seleção romena, também gostaria de conseguir camisas mais antigas desse país. Um sonho é a camisa celeste usada na partida contra o Brasil da Copa de 1970. Mas é só um sonho mesmo, pois uma camisa dessa deve custar o mesmo que minha coleção inteira!

Qual seu conselho a quem esta começando agora?
Paciência e persistência! É sempre bom avaliar se aquela camisa que você tanto procurou está sendo vendida a um preço justo, esperar pela melhor oportunidade e sempre buscar aquilo que realmente deseja!
Deixe seu comentário final a todos que estão lendo esta matéria?
Parabéns pelo site e obrigado pela oportunidade. Deixo a todos o convite para visitar o meu blog, disponível em: http://www.fudibol.com. Passei um tempo sem alimentá-lo por ter me dedicado à uma home page, mas voltarei a cadastrar as camisas da coleção periodicamente no blog.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

2 comentários:

  1. Parabéns, mais uma vez pelo blog, Luiz, e Fernando, espetacular sua coleção!!!! Rapaz, não sou muito de camisas alternativas, mas depois do que vi, tô quase mudando o foco...hehehe

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.