quarta-feira, 11 de abril de 2012

FC Zenit (Rússia)

O FC Zenit é um clube de futebol russo, da cidade de São Petersburgo. Foi fundado em 1925 por um grupo de operários que tinham como objetivo fundar um clube de futebol cujo nome era uma homenagem ao então ditador da União Soviética, Joseph Stalin.

No entanto, os Stalinets só conseguiram atingir a primeira divisão nacional em 1938. Em 1940, mudou-se o nome para Zenit. Quatro anos depois, a equipe venceu a Copa da União Soviética e em 1984, conseguiu conquistar o Campeonato Soviético.

O Zenit é o clube de coração de Dmitriy Medvedev, atual Presidente da Rússia. É também o clube mais rico do país, graças ao patrocínio da Gazprom, maior empresa gasística do mundo.

O clube foi campeão soviético em 1984 e após a extinção da URSS conquistou por 2 vezes o título do Campeonato Russo. Possui também 2 conquistas da Copa da Rússia e foi campeão da Copa da UEFA de 2007/08.

Curiosidade 01 - A cidade de São Petersburgo já chamou Petrogrado (1914–1924) e Leninegrado (1924–1991). Foi fundada pelo tsar Pedro e foi capital do Império Russo por mais de duzentos anos, deixando de ser após a Revolução Russa de 1917.

Curiosidade 02 - O fato de ser da antiga Leningrado e atual São Petersburgo já o livrou de um rebaixamento: em 1967, o Zenit terminou na última colocação do campeonato, mas a Federação de futebol da União Soviética achou que não seria conveniente deixar um clube da cidade na segunda divisão no ano em que se comemorava os 50 anos da Revolução Russa, ocorrida em Leningrado.









Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...