sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Desportiva Ferroviária (ES)

A Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, conhecida nacionalmente como Desportiva é um clube de futebol de Cariacica, Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Foi fundada em 17 de junho de 1963, como resultado da fusão de Vale do Rio Doce, Ferroviário, Cauê, Guarany, Valeriodoce e Cruzeiro, todos clubes que eram formados por ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce.

Foi a própria diretoria da empresa que tomou a iniciativa de fomentar a união, pois seus funcionários viviam à porta dos diretores pedindo ajuda para os cinco clubes isoladamente. Para incentivar a união, a companhia prometeu construir um estádio e doá-lo ao novo clube. Assim, surgiu o Estádio Engenheiro Araripe em 1966.

Em maio de 1999, a Desportiva Ferroviária anunciou o início de uma nova fase em sua história: a de clube-empresa, vendendo 51% de suas ações para o grupo Frannel, de derivados de petróleo, e passando a chamar-se Desportiva Capixaba S.A. No dia 8 de Abril de 2011, devido a problemas de pagamento de ações anteriores, o o clube voltou a ser chamado de Desportiva Ferroviária. A equipe já venceu por 16 vezes o Campeonato Capixaba.

Curiosidade 01 - Entre 1967 e 1968, a Desportiva marca sua história no Brasil, a maior série invicta da história do futebol brasileiro até então, 51 jogos, recorde quebrado somente em 1977 pelo Botafogo. Até hoje a Desportiva possui a terceira maior série invicta do futebol nacional.

Curiosidade 02 - A Desportiva sempre revelou bons jogadores nas suas divisões de base. As duas principais revelações do grená já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: o meia Geovani e o ponta-esquerda Sávio.











Esta camisa da Desportiva Ferroviária, foi fabricada pelo fornecedor de material esportivo Spozer. Acesse o site e conheça mais sobre a empresa e os uniformes que confecciona.


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Essa camisa é LINDA DEMAIS!

Leandro Romansini disse...

Lindissima essa camisa do Desportiva, rica em detalhes... parabens tb pela matéria Luiz.. showw de bola

Rodrigo Leite disse...

Torço para eles voltarem aos tempos de glória!

Anônimo disse...

#SouGrená!
www.facebook.com/sougrena

Diego Knaak disse...

Esse manto da minha Tiva é lindo demais mesmo!

Lucio Faller disse...

É a minha!

Anônimo disse...

Linda.

Jose Carlos- Vitoria-ES disse...

JA TENHO A GRENÁ, AGORA VOU COMPRAR A BRANCA. TIVA MINHA PAIXAO, SEMPRE VOCE SERA O MELHOR TIME DO ESPIRITO SANTO.

Anônimo disse...

vou na spozer centro comprar a com listas

Anônimo disse...

Faltou só dizer aí na matéria que o time só não foi promovido à 1° divisão do campeonato brasileiro em 1994 devido ao àrbitro paulista Edmundo Lima Filho que no maior roubo da hístória do futebol nacional inventou um penalti para o Goías no fim do jogo no Serra Dourada na semifinal do campeonato daquele ano.
Tenhoo maior respeito por esse clube, meu avô, meu pai, e três tios foram ferroviários, tenho 38 anos e desde os 5 vou ao estádio, que conheceu o Engenheiro Araripe no início da década de 80 lembra dos pinheiros atrás do gol e do placar grená com as iniciais do clube que depois foi tracadompor um branco iluminado por lâmpadas fluorescentes, bons tempos do futebol capizaba onde facilmente 20.000 pessoas compareciam aos clássicos e jogos contra times grandes não eram tão raros mas a mudança para Desportiva Capixaba me fez desiludir, não tinha nada a ver com a história e tradição do clube o que me fez abandonar as arquibancadas até o ano de 2006 quando fui assistir a um jogo do Vitóra no Salvador Costa justamente no ano de renascimento do clube me apaixonei por este também tradicional clube que este ano completará 100 anos hoje meu coração é azul mas torço pela volta da Desportiva aos dias de glória.
Minha história é como a do cara que foi muito apaixonado pela mulher e apoós o fim do relacionamento ficou muito tempo sem se envolver com algúem até encontrar uma nova paixão.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...