sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Desportiva Ferroviária (ES)

A Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, conhecida nacionalmente como Desportiva é um clube de futebol de Cariacica, Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Foi fundada em 17 de junho de 1963, como resultado da fusão de Vale do Rio Doce, Ferroviário, Cauê, Guarany, Valeriodoce e Cruzeiro, todos clubes que eram formados por ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce.

Foi a própria diretoria da empresa que tomou a iniciativa de fomentar a união, pois seus funcionários viviam à porta dos diretores pedindo ajuda para os cinco clubes isoladamente. Para incentivar a união, a companhia prometeu construir um estádio e doá-lo ao novo clube. Assim, surgiu o Estádio Engenheiro Araripe em 1966.

Em maio de 1999, a Desportiva Ferroviária anunciou o início de uma nova fase em sua história: a de clube-empresa, vendendo 51% de suas ações para o grupo Frannel, de derivados de petróleo, e passando a chamar-se Desportiva Capixaba S.A. No dia 8 de Abril de 2011, devido a problemas de pagamento de ações anteriores, o o clube voltou a ser chamado de Desportiva Ferroviária. A equipe já venceu por 16 vezes o Campeonato Capixaba.

Curiosidade 01 - Entre 1967 e 1968, a Desportiva marca sua história no Brasil, a maior série invicta da história do futebol brasileiro até então, 51 jogos, recorde quebrado somente em 1977 pelo Botafogo. Até hoje a Desportiva possui a terceira maior série invicta do futebol nacional.

Curiosidade 02 - A Desportiva sempre revelou bons jogadores nas suas divisões de base. As duas principais revelações do grená já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: o meia Geovani e o ponta-esquerda Sávio.











Esta camisa da Desportiva Ferroviária, foi fabricada pelo fornecedor de material esportivo Spozer. Acesse o site e conheça mais sobre a empresa e os uniformes que confecciona.


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...