segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sampaio Correa Futebol Clube (MA)

O Sampaio Correa Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de São Luís, no estado do Maranhão. Foi fundado em 25 de março de 1923 por um grupo de jovens peladeiros, sob o comando de Vital Freitas e Natalino Cruz.

O nome surge em homenagem ao hidroavião Sampaio Correa II, que aportou em São Luís no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinton. O avião tinha sido doado e por isso levava o nome do senador carioca José Mattoso de Sampaio Corrêa, presidente do Aeroclube Brasileiro.

Os dois pilotos tentavam realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, levantando voo dos Estados Unidos para o Brasil. A vestimenta dos pilotos também deu origem ao primeiro uniforme do clube, pois o brasileiro usava camisa verde e amarela, em linhas verticais e o americano nas cores verde e branca. Ambos vestiam calça caqui. Estas cores foram utilizadas durante muito tempo no uniforme do clube.

É o clube que possui mais títulos do Campeonato Maranhense de futebol profissional com 30 conquistas, sendo oito conquistados de forma invicta. Venceu também por uma vez a Copa Norte, em 1998. No cenário nacional, foi campeão Brasileiro da Segunda Divisão de 1972 em conquistou de forma invicta o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão em 1997.

Curiosidade 01 - O Sampaio Corrêa é também conhecido por diversas denominações. Primeiramente foi aurirrubro devido a camisa ser amarela com detalhes vermelhos; Posteriormente como Tricolor de São Pantaleão, Esquadrão de Aço, Tricolor de Aço, Mais Querido da Cidade e Bolívia Querida.

Curiosidade 02 - Com o sucesso do filme Tubarão, no início dos anos 1980, o Sampaio Correa ressuscitou um antigo apelido lá dos anos 50, que trouxe de volta o seu mascote oficial.

Curiosidade 03 - Um de seus atletas, que tinha o apelido de Mascote, bateu o recorde brasileiro de gols numa única partida. Aconteceu em 20 de setembro de 1934,quando o Tricolor venceu a representação do Santos Dumont por 20 x 0, e Mascote fez 13 gols.

Curiosidade 04 - O Sampaio é o único clube do Maranhão a participar de um torneio internacional oficial: a Copa Conmebol de 1998, terminando como 3º colocado atrás do Santos e do Rosário Central, da Argentina.

Curiosidade 05 - São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, tendo sido posteriormente invadida por holandeses. Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. O nome da cidade é uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França Luís XIII. Posteriormente o nome passou a referenciar Luís IX, chamado de "São Luís Rei de França".