Últimas Notícias

Cowdenbeath: O clube escocês conhecido como "Brasil Azul"

O Cowdenbeath FC é um clube da pequena cidade escocesa de mesmo nome e que possui cerca de 12 mil habitantes. A equipe foi fundada em 1881 e iniciou suas atividades com o nome de Cowdenbeath Rangers e seus jogadores vinham da empresa mineradora de carvão da localidade. Em 1882, o Cowdenbeath Rangers juntou-se com o outro clube da cidade, o Raith Rovers, e formou o Cowdenbeath Football Club.

As primeiras camisas registradas do clube escocês eram com listras azuis, brancas e vermelhas. Em 1887, a equipe debutou na Copa da Escócia e o Cowdenbeath ganhou o apelido de Mineiros na imprensa nacional. No ano de 1905, os Mineiros faziam sua estreia na elite do futebol escocês. Depois de conseguir se manter na primeira divisão por alguns anos, os dirigentes decidiram mudar as cores da camisa do Cowdenbeath para o azul que é usado até os dias de hoje.



Com o novo uniforme azul, os Mineiros conquistaram a segunda divisão do campeonato escocês das temporadas de 1913/14 e de 1939/40. Para a infelicidade do Cowdenbeath, os títulos vieram justamente nas vésperas da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. Assim, o clube não pode aproveitar o acesso, já que precisava se reestruturar depois do período de paralisação gerado pelas guerras. Na temporada de 1946/47 o clube foi rebaixado para a segunda divisão. Desde então o Cowdenbeath alterna participações na segunda, na terceira e na quarta divisões da Escócia. Atualmente, o Cowdenbeath está disputando a terceira divisão escocesa.

O apelido de Blue Brazil (Brasil Azul) surgiu no início da década de 90, quando a equipe do Cowdenbeath jogava pela Copa da Escócia contra o Stranraer pela temporada 1992/93. O Cowdenbeath conquistou uma vitória empolgante por 3x1. A torcida empolgada passou a chamar a equipe de Blue Brazil e a alcunha acabou pegando. Desde então, é possível escutar no Central Park os gritos de "Vamos Blue Brazil".



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

3 comentários:

  1. Bacana! E interessantíssima a história do clube, e a origem do apelido... Sem contar que a camisa é confeccionada pela Umbro... Belo Post! Show de Camisas!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver essa homenagem ao Brasil vinda da terceira divisão da Escócia. É o nosso futebol atravessando fronteiras...

    ResponderExcluir
  3. Bela camisa e bela historia.... nao sabia que o Michael Schumacher jogava nesse time (segundo jogador da foto)... abs

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.